segunda-feira, 12 de agosto de 2013

vem, curiosidades !




De onde vem a expressão : Nas coxas !




A expressão "feito nas coxas" surgiu e se popularizou no Brasil, no tempo colonial, com os escravos. Eles moldavam nas coxas o barro para fabricação de telhas.





 Porém as telhas ficavam mal feitas. Daí, feito nas coxas se referir a mal feito.



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

o que é ser sustentável?


O planeta fala em sustentabilidade mas, oque é ser sustentável ?


você sabe ? e você, sabe ?


Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem.



Uma boa forma de entender a palavra “sustentabilidade” é nos valer do conceito de triple bottom line, difundido por John Elkington (especialista em responsabilidade corporativa). Ou seja, para um projeto ser considerado sustentável

 ele deve ser:

- ecologicamente correto;
- economicamente viável e
- socialmente justo.

E também podemos incluir aí o culturalmente aceito, afinal, cada país ou região do planeta tem as próprias particularidades que precisam ser levadas em conta quando se pensa em planos de desenvolvimento sustentável.

Como o aspecto econômico se sobrepôs a qualquer outro no passado, é mais que urgente a necessidade de mudarmos nosso estilo de vida para garantirmos a continuidade dos recursos do qual tanto dependemos e depende a boa qualidade de vida de qualquer ser, seja hoje ou amanhã.

Por exemplo, você já parou para pensar o quanto o seu modelo de consumo pode ser predatório? Comprando sem necessidade e descartando sem aproveitar tudo o que o produto (e aqui entra também a discussão sobre o desperdício de comida) tem a oferecer?
Devemos sempre lembrar que o ser humano é parte do “meio ambiente” e não dono dele, por isso o respeito a todos os seres é crucial para sermos sustentáveis.




 "Pensar globalmente,

              agir localmente "

A seleção está montada, vem !



































O cego e a guitarra


O ruído vário da rua
Passa alto por mim que sigo.
Vejo: cada coisa é sua
Oiço: cada som é consigo.

Sou como a praia a que invade
Um mar que torna a descer.
Ah, nisto tudo a verdade
É só eu ter que morrer.

Depois de eu cessar, o ruído.
Não, não ajusto nada
Ao meu conceito perdido
Como uma flor na estrada.

Cheguei à janela
Porque ouvi cantar.
É um cego e a guitarra
Que estão a chorar.

Ambos fazem pena,
São uma coisa só
Que anda pelo mundo
A fazer ter dó.

Eu também sou um cego
Cantando na estrada,
A estrada é maior
E não peço nada.



Fernando Pessoa

Bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa)


“comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica”.



Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.
Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática.

Exemplo :

bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais é semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.



Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas,bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.






Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos,bactérias).

É comum a confusão do termo bioma com o termo biota. Porém, biota designa a parte viva de um ecossistema. Não considerando, portanto, características como o clima que fazem parte de uma classificação mais abrangente (bioma).




Dados do que resta de cada bioma Brasileiro



E ae, por que o sal faz a pressão subir?


A ideia de que sal faz a pressão a subir vem circulando pelo mundo desde a década de 60. É por isso, por exemplo, que as pessoas mais velhas ou com problemas de coração acabam reduzindo o consumo desse condimento. Porém, de acordo com o site Today I Found Out, não existe muito respaldo para essa preocupação.
Existem alguns estudos que mostram um risco pequeno na possibilidade de a pressão sanguínea subir com a ingestão de uma quantidade muito grande de sal. Também existem muitos estudos que não mostram alteração na pressão e alguns que chegam à conclusão de que a redução de sal pode, na verdade, fazer a pressão subir.
A ideia de que o sal faz a pressão subir vem da pressão osmótica. A osmose é o movimento de um solvente (a água) atravessando membranas semipermeáveis (paredes das células), em áreas de baixa concentração de substâncias (sal) para áreas de alta concentração. Isso, naturalmente, equaliza a concentração em ambos os lados da membrana.
Assim, a história de que o sal faz aumentar a pressão vem da ideia de que, ao consumir muito sal, a corrente sanguínea fica com mais sódio do que as outras partes do corpo. Isso faz com que a água dessas áreas seja enviada para o sangue e, consequentemente, o aumento de fluido dentro de veias e artérias faz a pressão aumentar. Além disso, o sal também age como um agente irritante, fazendo com que as artérias se contraiam, o que também causaria o aumento da pressão.
Porém, apesar de isso ser amplamente aceito por governos e médicos do mundo todo, os estudos recentes não dão respaldo à teoria. Em 2001, dois estudos publicados no site Cochrane Reviews chegaram à conclusão que, depois de 150 exames clínicos e o estudo de 13 populações, não há uma indicação clara a favor da redução de sódio.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Abra e leia um livro : on the road - Jack kerouac



Sal Paradise é o narrador de On the road - pé na estrada. Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento - de uma geraçãoassim como dos personagens. Sal Paradise e Dean Moriarty cruzam os EUA várias vezes, seja de ônibus, carro roubado próprio, pedindo carona, pulando em trens ou o que for. Amizades e relacionamentos extremos, sexo, drogas, rock e jazz recheiam as páginas que passam rapidamente, quase sem ser notadas. Para os fãs de enredos móveis, que não criam raizes e estão sempre apresentando novos lugares e personagens, todos marcantes e bem desenvolvidos, a obra que consagrou Kerouac é um prato cheio.

vem rapidinho, é o melhor do jazz ( George Duke )

Conhecido por misturar sintetizadores e jazz fusion com outros gêneros, como rock e funk, George Duke começou sua carreira em meados dos anos 1960 depois de se juntar à banda do Half Note Jazz Club, de San Francisco, que era liderada pelo cantor Al Jarreau.
O álbum do músico que fez sucesso internacional foi The Jean-Luc Ponty Experience with The George Duke Trio, de 1969, considerado um dos primeiros discos de jazz fusion, que combina jazz com o violino elétrico do virtuoso francês Ponty.
Os álbuns Faces in ReflectionThe Aura Will Prevail e Liberated Fantasies, todos lançados na década de 1970, são considerados clássicos de jazz-funk fusion.
Durante esse tempo, Duke também colaborou em vários álbuns com Zappa como membro de sua banda Mothers of Invention, incluindo Chunga's RevengeThe Grand Wazoo e Over-Nite Sensation.Seu trabalho de produção inclui jazz, R&B e música pop, incluindo gravações do trompetista Miles Davis, o cantor pop Barry Manilow, o cantor e compositor de R&B Smokey Robinson e o cantor country Lyle Lovett.
Duke também fez sucesso com um hit pop em 1981 chamado Sweet Baby, uma colaboração com o baixista Stanley Clarke. Duke ganhou prêmios Grammy por seu trabalho de produção com a cantora de jazz Dianne Reeves, em 2000 e 2001.

 Produtor e tecladista de jazz George Duke mais conhecido como um dos pioneiros do jazz fusion e por suas colaborações com o músico de rock Frank Zappa. Duke é mais um colaborador da boa música que nos deixa, ( morreu aos 67 anos ) .

68 anos da bomba atômica

O Japão decidiu apoderar-se do petróleo e demais recursos do Sudeste Asiático e suas ilhas, mas sabia que essas ações desencadeariam uma guerra contra os Estados Unidos. Em 1941 aeronaves japonesas lançaram um ataque em Pearl Harbor (Havaí) nos Estados Unidos. Os kamikase, (“vento divino”, em japonês) eram pilotos que sacrificavam a vida para afundar navios americanos. No fatídico dia 06 de Agosto de 1945, movidos por um sentimento de vingança pelo ataque japonês à base militar de Pearl Harbor, o presidente Harry S. Truman permitiu que fossem lançadas duas bombas atômicas: a primeira sobre Hiroxima e a segunda sobre Nagasaki. O ataque matou 140 mil pessoas até dezembro do mesmo ano, Três dias após do primeiro ataque, outro avião lançou outra bomba nuclear sobre o porto de Nagasaki, matando 70 mil pessoas.  ( destruindo totalmente as duas cidades e tudo o que estava em um raio de dois quilômetros e meio, devastando a vegetação e estrutura da cidade).  A radioatividade se espalhou provocando chuvas ácidas, causando a contaminação da região, incluindo lagos, rios, plantações. Os sobreviventes foram atendidos dias depois, o que ocasionou a morte lenta e agonizante de muitos. Até os dias de hoje os descendentes dos habitantes afetados sofrem os efeitos da radioatividade.



Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada



Rosa de Hiroshima